Você já tentou apertar um parafuso com um alicate? Dá para fazer, mas além de exigir muito mais esforço, você pode acabar machucando sua mão.

O mesmo acontece na hora de escolher um software ou aplicativo de controle de vendas para o seu negócio: se você não usar a ferramenta adequada, ainda que o sistema funcione para algumas coisas, é bem provável que você fique frustrado e sobrecarregado.

A boa notícia é que não é difícil escolher um bom sistema de vendas. Separei 4 dicas que vão te ajudar a analisar o seu processo de vendas hoje, considerando o seu método de trabalho, o tamanho do seu negócio e, especialmente, a qualidade do serviço que você irá contratar. Vamos lá?

4 dicas sistema vendas 1200x630 4 dicas para escolher um sistema de controle de vendas que funcione para seu negócio

1) Mapeie o seu processo de vendas

Antes de contratar um software de gestão de vendas, é importante detalhar como o processo de vendas funciona na sua empresa. Geralmente ele se divide em 4 etapas: contato, negociação, fechamento e entrega.

Pode ser que no seu negócio seja diferente, então separe uma folha de papel e tente desenhar como o processo acontece na sua empresa. Para cada etapa, veja abaixo como um software pode ajudar:

Contato

Nesse momento, analise as principais formas pelas quais seus clientes chegam até você. É por telefone ou via e-mail? Ao entender quais são as principais formas de contato com o consumidor, você pode contratar um sistema que facilite essa abordagem. Por exemplo, o sistema permite que você registre orçamentos e pedidos de vendas de forma organizada?

Negociação

Para saber qual é o melhor controle de vendas, também é prioritário avaliar como você negocia com seus clientes. A apresentação dos produtos e serviços costuma ser feita por e-mail ou por telefone mesmo? Como você envia a proposta comercial para potenciais clientes? Também usa o e-mail ou liga? Como é feita a aprovação? E o fechamento do negócio, como se dá?

Fechamento

Lembrando que nesse mapeamento deve constar, ainda, o fechamento das vendas. Que formas de pagamento são aceitas? Dinheiro, cheque, cartão de crédito e de débito? Você oferece a possibilidade de parcelar o pagamento ou o serviço só pode ser contratado à vista? E não se esqueça de considerar pontos relativos a eventuais descontos e taxas cobradas.

Entrega

Por fim, mas não menos importante, finalize esse diagnóstico inicial ao entender como suas entregas são organizadas. Elas são elencadas por data, por local ou por cliente? Estude tudo minuciosamente para poder partir para a próxima etapa com tudo na ponta da língua.

2) Veja se o controle de vendas se adapta ao seu método de trabalho

É importante sempre ter em mente que o software deve facilitar sua vida. Por isso, tenha cuidado para que o sistema, na verdade, não crie burocracias desnecessárias, acabando por complicar seus processos e te trazendo mais dor de cabeça.

Você controla suas vendas na rua? Trabalha mais no escritório? Recebe clientes em um estabelecimento comercial? Avalie também se o software atende todas as etapas, desde o contato até o controle das entregas.

Como praticidade atualmente é palavra de ordem, nossa sugestão é contar com um programa de gestão de vendas que possa ser acessado de qualquer lugar e por vários dispositivos — como computadores, tablets e smartphones —, assim você pode gerenciar suas vendas com qualidade de onde estiver e quando bem entender.

3) Experimente produtos proporcionais ao tamanho da sua empresa

Há alguns anos atrás, se sua empresa quisesse adotar um sistema para controlar as vendas, seria preciso comprar uma licença cara, com inúmeras funcionalidades desnecessárias e, provavelmente, restrita a um ou outro computador.

Hoje já é possível contratar sistemas por meio de assinaturas acessíveis, com um preço adequado à realidade do seu negócio. Se sua empresa é pequena não adianta muito contratar um mega sistema a preço de ouro.

É por isso que seu software de gestão de vendas deve ser adequado inclusive no preço. Nada de dar um passo maior do que as pernas! Analise apenas produtos que sejam compatíveis com o tamanho das suas operações.

4) Preste atenção na empresa que desenvolve o sistema

Encontrou um sistema que se adapta ao seu negócio? Ótimo! Mas preste atenção na última dica: avalie a empresa que desenvolve o aplicativo.

É uma empresa séria, tem credibilidade no mercado? Qual tipo de suporte você terá em caso de dúvidas e problemas? Qual é a política de cancelamento caso você não goste ou não se adapte ao sistema contratado? Prestar atenção a esses fatores pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Nossa sugestão

Um software bacana que nós gostamos de recomendar é o Granatum Vendas. Além de ser possível acessá-lo pelo computador, tablet ou celular, dá para controlar todas as fases de uma negociação, com controles de orçamentos, pedidos, recebimentos e entregas. Vale a pena dar uma olhada!

Só não se esqueça de comentar aqui para nos contar se quer acrescentar mais algum critério à nossa lista! Compartilhe suas experiências e sugestões conosco!

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