Passar confiança para o cliente é uma postura muito importante, principalmente para pequenos empreendedores que querem construir seu nome no mercado e expandir as vendas.
Você pode começar a causar uma boa impressão já no momento em que envia um orçamento para o seu cliente. Se não sabe por onde começar, leia nosso post de hoje e evite os 3 maiores erros na hora de fechar orçamentos. Boa leitura!

1. Não explicar claramente o que será entregue
Um dos maiores erros na hora de fechar orçamentos é não explicar direitinho o que será entregue. Para transmitir uma imagem profissional, é importante ser o mais detalhista possível em relação ao serviço a ser prestado.
Por isso, especifique tudo o que está incluído no pacote e até o que pode ser feito mediante um pagamento extra, por exemplo.
Também é muito importante ter no orçamento outros pontos, como quais são as garantias que o cliente e você têm, como o pagamento será feito (ex: depois do serviço, metade antes e metade depois que o contratado foi concluído?) e os até mesmo os procedimentos em relação a uma eventual desistência.
Fazer um orçamento detalhado é segurança para todos os envolvidos. Nada de documentos genéricos que, além de comprometerem sua imagem, podem gerar problemas lá na frente.
2. Não confirmar os detalhes após o processo de negociação
É mais que natural que, após enviar o orçamento, o processo de negociação comece. Nessa fase, ajustes podem ser feitos.
Esse papo pode acontecer por muitas e muitas vezes, pessoalmente ou por telefone, o que faz com que alguns detalhes da negociação não sejam registrados. Nesse sentido, um dos maiores erros na hora de fechar orçamentos é não mandar um e-mail após toda e qualquer conversa, como se fosse a ata de uma reunião.
Esse descuido pode causar muita confusão no futuro, já que, como o que foi combinado não foi devidamente registrado, podem pairar dúvidas no ar, seja em relação a preço, prazo ou até mesmo os serviços que deverão ser realizados.
Para evitar problemas, logo após conversar com o cliente, envie um e-mail com os todos os detalhes acordados no papo e peça para ele responder confirmando que está de acordo com aqueles termos.
3. Não manter os orçamentos organizados
A medida em que sua empresa for crescendo, os números de pedidos de orçamento também irão crescer. Isso é um ótimo sinal, mas também um prato cheio para a desorganização.
Não corra o risco de perder negócios por não saber exatamente em que situação a negociação está. Um sistema para registrar e organizar seus orçamentos pode ser uma ótima opção para substituir as suas anotações em papel.
Como nunca se encontrou o esconderijo de todas as canetas Bic, os guarda-chuvas e muito menos os papeizinhos perdidos do mundo, tente evitar problemas usando um programa online de controle das suas vendas.
Com um programa desses você pode ter acesso, de onde estiver, a todos os seus pedidos, e saber rapidamente a situação de cada um deles — inclusive em relação ao pagamento!
Transmitir uma imagem profissional em seus orçamentos é essencial para que o cliente se sinta mais confiante, volte a fazer negócio com você e até indique seus serviços para sua rede de contatos.
Profissionalizar essa primeira conexão é um dos primeiros passos para reforçar sua credibilidade e começar a relação com o cliente com o pé direito.
Nada de desperdiçar boas oportunidades, ok?
E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário aí embaixo e enriqueça o nosso post!
Um grande abraço e bons negócios.
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